
Fidelis Tavares
Salvador – Economia em transações comerciais é característica de uma Central de Negócios. Na Central Forte de Negócios Imbassaí & Praia do Forte (CFN), no litoral baiano, não foi diferente. Segundo informações de Lúcia Tourinho, empresária e presidente da CFN, houve redução nos custos de aquisição dos produtos entre 20% e 30% depois que a entidade começou a funcionar, em outubro de 2010. Produtos estes de melhor qualidade de fornecedores que se tornaram parceiros.
O período que vai de dezembro até o pós-carnaval é a ocasião de maior fluxo turístico e de ganhos para os empresários de Praia do Forte e Imbassaí. Para atender à demanda, os empresários que fazem parte da CFN contrataram um executivo que realiza o levantamento das necessidades das empresas e conduz as negociações.
Lúcia indica ainda uma perspectiva de geração de mais negócios para os associados. Ela informa que irá buscar parcerias com prestadores de serviços de contabilidade, informática, segurança eletrônica, entre outros. “Atuaremos também na divulgação do destino turístico Imbassaí e Praia do Forte, em parceria com a Turisforte, com objetivo de diminuir o impacto gerado nos negócios com a baixa temporada”, explica a empresária, que pretende dar continuidade ao ritmo de crescimento. Para ela este momento irá necessitar do o apoio do Sebrae, com consultorias de acompanhamento e monitoramento.
Segundo Lúcia, com a CFN os ganhos não são somente financeiros. Ela explica que outros pontos são bastante relevantes e valem a pena levar em consideração. “Nós tínhamos problemas com transporte para os nossos colaboradores e a Central resolveu isso.” A presidente explica que muitos estabelecimentos precisavam fechar cedo, muitas vezes com clientes na porta, porque os funcionários não tinham transporte para voltar para casa. “Firmamos uma parceria com a cooperativa de transporte que atende a região e estruturamos rotas e horários que atendessem as necessidades das empresas, principalmente no horário noturno e finais de semana.”
Capacitação
“Vale considerar que, para uma Central de Negócios ser bem sucedida é fundamental o bom relacionamento entre os empresários”, ressalta Lúcia.
Constituída em outubro de 2010, após um ano e meio participando do programa de capacitação empresarial do Sebrae Clube da Excelência no Turismo, a CFN, hoje, começa a colher os frutos de uma parceria bem sucedida. “Durante este período começamos a construir uma relação de confiança entre nós”, lembra a empresária.
A Central Forte de Negócios Imbassaí & Praia do Forte é composta por 32 empresas de diversos segmentos (agências de turismo receptivo, hotéis, pousadas, albergues, restaurantes e lojas do comércio local).
Dentre as associadas à Central Forte de Negócios, há empresas que foram finalistas e premiadas no MPE Brasil e no Mulher de Negócios 2010. São elas a Centrotur Agencia de Turismo, na categoria Turismo, da empresária Paula Guino e a Acqua Marine Joalheria, com a empresaria Lucia Tourinho.
Agência Sebrae de Notícia – 12 jan 2010 – http://migreme.net/10wt